EXPOSIÇÃO

Grande Aquário do Amazonas

No seguimento dos “Habitats Exóticos” irá encontrar o “Grande Aquário do Amazonas”, dedicado à biodiversidade da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, com espécies interessantes e diferentes que dão uma nova vida a esta galeria expositiva e com a missão de alertar para a preservação das espécies nativas do rio Amazonas.
Este novo aquário, inaugurado a 22 de Setembro de 2021, alberga cerca de 65 exemplares de 11 espécies diferentes, sendo exemplos o Pirapitinga, Jacundá, Aruanã, entre outros. São espécies tropicais de água doce, tanto carnívoras como herbívoras, cujas dimensões irão variar desde os 40 aos 150cm de comprimento, com uma distribuição vertical, espacial e circadiana eclética. Para tal, a iluminação deste aquário adequa a intensidade da luz (consoante a fase dia/noite) e o fotoperíodo de forma a que as diferentes espécies possam exibir os seus ritmos circadianos naturais, que são parte indissociável da sua fisiologia, dos seus comportamentos e bem-estar.

Exposição

Neste Aquário

Peixe-gato-pintado
O Peixe-gato-pintado encontra-se distribuído pela Venezuela e Colômbia. Habita lagos e rios. Esconde-se entre as raízes das árvores…
Pleco
Esta espécie encontra-se distribuída pela bacia do Amazonas, desde os rios Suriname, no Norte, passando, até ao Uruguai,…
Tucurané-amarelo
Esta espécie encontra-se distribuída pelo rio Rio Amazonas, ao longo do canal principal e cursos mais baixos; Peru,…
Surumbi
Esta espécie encontra-se distribuída pela bacia deste rio, do Paraná e Orinoco. Prefere zonas de rio com águas…
Pirapitinga
A Pirapitinga ocorre nas bacias hidrográficas dos rios Amazonas e Orinoco. É uma espécie pelágica, com grande plasticidade…
Tucurané
Esta espécie encontra-se distribuída pela zona Centro-Oeste do Amazonas e Nordeste do Brasil - Rio Xingu. Habita zonas…
Cumbá
Esta espécie encontra-se distribuída pela América do Sul: bacias do Amazónica, Tocantis e do rio Essequibo. Prefere águas…
Aruanã-prateado
O Aruanã-prateado encontra-se distribuído pelas Bacias Amazónica e Araguaia-Tocantis. Esta espécie prefere zonas com águas paradas. Habita nas…
Jaraqui
Esta espécie encontra-se distribuída na América do Sul, mais precisamente na zona central e ocidental da bacia amazónica…
Jacundá
Esta espécie encontra-se distribuída pela sua bacia do Rio Amazonas, bem como nos rios Branco, Negro e Uatumã…
Pirarara / Peixe-gato-de-cauda-vermelha
O Peixe-gato-de-cauda-vermelha encontra-se distribuído na América do Sul. Ocorre no leito dos rios, em poços e canais, e…