Fluviário de Mora

EDUCAÇÃO

1º CEB

Atividades

A carregar as atividades...
Glutões Brincalhões

Os diversos habitantes do Fluviário de Mora têm preferências por alguns alimentos. Se alguns nos parecem deliciosos, outros nem por isso. Nos peixes, a forma e a posição da boca podem dar pistas sobre a sua alimentação. Com outros animais, é diferente. O que será que o sapo leva para o prato? E o come-tudo do peixe-gato, fará um petisco da sola de um sapato?

Tanganhos Animados

As florestas são vitais para todas as formas de vida, até mesmo para aquelas que não vivem em florestas. E existem tantas florestas diferentes. Até existem florestas dos rios! Foi numa dessas florestas que apanhámos galhos secos, que aqui chamamos “tanganhos”. Antigamente os tanganhos eram aproveitados para muitas coisas. Vamos precisar da tua ajuda e da tua imaginação para dar uma nova vida a um tanganho e, já agora, para cuidar das florestas.

Espelho de Água

“Espelho meu, espelho meu, haverá alguém mais belo do que eu?” –Todos conhecemos a personagem de um conto muito famoso que pronunciou aquelas palavras. Não são apenas os seres humanos que se miram ao espelho. Existem vários animais que o fazem. Alguns também têm um cuidado especial com a sua aparência. Será vaidade ou necessidade?

Contar com a Água!

A natureza dá muito que pensar, basta observá-la. Já alguma vez pensaram em toda a água que flui nos rios e desagua no oceano? Os rios fazem isto há milhões de anos. Com tanta água que os rios transportam até ao oceano, como é que não estamos todos submersos? Afinal, quanto água cabe no oceano? Quanta água leva um rio? Para podermos contar com a água talvez não seja mal pensado saber contar a água. Como se conta a água?!